click tracking


Como fazer cortinas de varão, passo a passo

Aprenda a fazer cortinas de varão com um passo a passo super explicativo e prático

Fazer cortinas passo a passo

Nada melhor do que decorar a casa não é mesmo? É fácil enjoar das cortinas que usamos em casa e é super saudável querer mudar o ambiente em que vivemos. Comprar cortinas novas pode sair um pouco caro, que tal fazer a sua própria cortina gastando bem pouco?

a4 Como fazer cortinas de varão, passo a passoCortinas de varão são versáteis e fáceis de serem colocadas e retiradas

Antes de fazer as cortinas, verifique primeiro se a janela tem um paisagem bonita ou é somente fonte de luz.Se a sua janela dá para um lugar feio, o tecido deve ser alegre e de cores vivas, capaz de neutralizar a vista, e de trama grossa, se for necessário também reduzir o barulho da rua. Com todas as verificações de claridade, paisagem, ruídos e espaços disponíveis, podemos iniciar a criação da cortina.

Como fazer cortinas de varão, passo a passo

a3 Como fazer cortinas de varão, passo a passoVocê pode prender a cortina no varão de várias formas criativas

As cortinas dão um toque diferenciado nos ambientes, e transformam a decoração, por isso muitos decoradores preferem as cortinas que são utilizadas com varão, por serem versáteis e descontraídas.

Para fazer a cortina de varão será preciso um pedaço de tecido que pode ser utilizado de juta natural  , ou qualquer outro tecido que você preferir, o tamanho deve ser de acordo com a janela e medida que você necessitar. Outro material que é necessário são as argolas que é recomendada ter 1 argola a cada vinte centímetro de tecidos, linha , tesoura e caneta.

a2 Como fazer cortinas de varão, passo a passoVocê pode anexar acessórios a sua cortina como florzinhas, ou até personagens temáticos como papai noel e árvores de natal para uma cortina natalina

Veja abaixo como fazer cortinas de varão, passo a passo

  • Corte o tecido que você escolheu para o ambiente em questão, na altura e largura desejada.
  • Alinhave as laterais manualmente para uma bainha simples, ou se quiser, pode aplicar babados para dar um caimento diferente ao trabalho.
  • Quando decidir o modelo, finalize na máquina de costura o acabamento com costura reta ou zigue zague, dependendo do efeito que quer dar a sua criação.
  • Retire delicadamente a linha do alinhavo, após finalizar cada etapa. Para não danificar o trabalho quando estiver pronto.
  • Costure 3 pregas juntas a cada 10cm, na parte superior da cortina, reforçando e duplicando o tecido para ficar bem firme. Faça tiras com 3cm de largura e uns 20cm de comprimento na quantidade necessária e aplique uma a uma na base do reforço que será presa no varão da cortina.
  • Se fizer as tiras mais largas e compridas, o efeito será diferente.
  • Faça assim os laços de forma que fiquem ou não delicadas, para expressar qual detalhe deseja que apareça no seu trabalho.
  • Se fizer laços grandes, não coloque babados e vice versa.
a1 Como fazer cortinas de varão, passo a passoVocê pode prender desta forma a cortina ao varão
  • Após finalizar os laços, prenda o varão no suporte que será colocado na parede de sua janela. Para ambientes mais claros use tecidos claros ou rendas. Se quiser menos luz, coloque tecidos mais escuros. Está pronta uma cortina delicada e simples. Aprecie e tenha novas ideias.