click tracking


Como construir um fogão a lenha

Veja algumas informações de como construir um fogão à lenha
1295984477fogao tradicional Como construir um fogão a lenhaSaiba como fazer um fogão à lenha

Fogão à lenha

Um fogão de lenha, fogão a lenha ou, ainda, fogão caipira, consiste em um utensílio culinário utilizado para preparar alimentos. Esses fogões são muito comuns na culinária caipira dos estados de São Paulo e Minas Gerais. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina também são amplamente utilizado, sobretudo nas áreas rurais. Várias receitas são preparadas nesse artefato, variando conforme a cultura local, indo desde o famoso tutu à mineira até a cuca gaúcha. No Brasil há dois diferentes tipos de fogões de lenha. O primeiro, mais utilizado no sul do país, é montado em metal. Carvão vegetal ou lenha são adicionados na parte de baixo do fogão, aquecendo tanto o forno bem como uma chapa de metal instalada em seu topo, onde são colocadas as panelas. Um segundo tipo de fogão, mais utilizado nos estados de Minas Gerais e interior de São Paulo, é construído em alvenaria. A lenha é colocada diretamente em um túnel sob os bocais do fogão. O ar quente resultante da queima da lenha circula por esse túnel, indo até a base da chaminé, onde normalmente é instalado um forno, feito em aço ou ferro fundido. Após aquecer o forno, a fumaça sobe pela chaminé e é liberada à atmosfera. Algumas pessoas instalam serpentinas de canos de cobre na base desses fogões, o que permite a obtenção de água quente sempre que a lenha estiver queimando.

Como construir um fogão a lenha

Confira algumas informações de como construir um fogão à lenha.

1344544018 426239316 1 Fotos de churrasqueira fogao a lenha lareira acessorios para churrasqueira Como construir um fogão a lenhaMuitas famílias no Brasil usam fogões à lenha

Construindo um fogão à lenha

  • O primeiro passo e talvez o mais importante deles, é decidir em que local exato da cozinha deverá ficar o seu fogão a lenha, ou se você preferir, pode deixa-lo em uma área externa, não necessariamente encaixando-o na sua cozinha. Esta é uma opção escolhida por muitas pessoas que já tem fogão normal, só preferem ter um fogão a lenha por causa do sabor e pretendem usar o apetrecho somente nos dias de final de semana ou nos feriados eventuais, onde há mais tempo para se cozinhar e se pensar em um cardápio mais elaborado do que o normal do dia a dia.
  • Construa duas fileiras de tijolos que deverão formar dois retângulos colados um do lado do outro, mas o retângulo que se localiza ao seu lado direito ao olhar de frente para o fogão, deve permanecer com a parte da frente aberta. Feito isso, vá construindo outras fileiras acima destas a fim de formar pequenas espécies de paredes.
  • Suba até o final, ou seja, a altura onde você julga melhor que fique a boca do seu novo fogão a lenha, e então feche a sua estrutura, logo depois finalize passando cimento. Você terá uma estrutura parecida com uma pequena casa. Este é o fogão a lenha.
ecofogão Como construir um fogão a lenhaExistem fogões à lenha feitos artesanalmente e mais modernos e muito lindos
  • Coloque uma chapa de metal logo acima do cimento, como se fosse uma nova camada e cubra com uma terceira camada, só que esta última será impreterivelmente de tijolos.
  • Na parte que ficou aberta, encaixe uma pequena porta de vidro, pois ali será como seu forno a lenha do seu novo fogão. Faça tudo com cuidado, medindo corretamente. Acima do forno, construa o pequeno retângulo e continue-o até em cima, pois ele será a sua chaminé e sem ele o forno se torna um projeto inconveniente e inviável.
fogoes lenha a nordica 5 Como construir um fogão a lenhaAlgumas empresas fabricam fogões à lenha de metal
Mais em Dicas
Dicas para economizar em construção ou reforma

Construção ou reforma Não é só a compra de materiais de construção que impacta no orçamento das empresas e da...

Fechar